• Amanda Ferreira

Transforme seu lar




A forma como as pessoas estão olhando para suas casas também está mudando, em meio às transformações que estamos passando. Nossa casa, agora é nosso refúgio, nosso local de trabalho e até o espaço de lazer.


É certo que a nossa percepção de como vivemos em nosso lar, ganhou mais força neste momento atual e continuará em processo de transformação. Começamos a reparar o que não funciona; aquela parede que estava prevista para mudar a cor, a torneira que não funcionava direito e por aí vai. Agora todas as atividades se intensificaram.


Os filhos passam muito tempo em casa e precisam de um local para estudar, brincar e os pais que precisam de um local para se concentrar no trabalho.


Existem pontos essenciais para que sua moradia esteja aconchegante e seja seu lugar de paz, que seja adequado para seu trabalho e funcione em perfeita harmonia. Pare um pouco e perceba que, quando nossa casa não está como queremos, começamos a nos sentir irritados e insatisfeitos. Isso afeta diretamente nosso humor e saúde. E você pode transformar o meio em que vive, apenas mudando coisas de lugar, reorganizando, podendo até mesmo adequar o que você já tem. Pintar aquele móvel antigo, com apenas um spray (use produto adequado para mobília). Observe algumas mudanças simples que podem ajudar a melhorar o aspecto de sua casa:


- A luz natural: Abra as janelas para a luz solar, os ambientes da sua casa também precisam receber aquela luz do dia. Sua cozinha, por exemplo, necessita de luz, para auxiliar no combate aos germes e bactérias. Segundo um estudo publicado pela revista científica Microbiome, pesquisadores afirmam que a luz solar, mesmo que filtrada através dos vidros, mata uma quantidade significativa de bactérias, combate problemas como a baixa qualidade do ar, infecções e doenças respiratórias e ainda deixa os ambientes mais acolhedores.



- A vegetação é uma grande aliada para melhorar o nosso humor, diminuir o estresse e eliminar toxinas. Nossas casas possuem muitos gases tóxicos, como: vernizes, tintas e a poeira doméstica. As espécies têm a capacidade de filtrar poluentes (ex: Lírio da Paz, espada-de-são-jorge, gérbera, etc). Elas purificam o ar e contribuem para a sensação de bem estar. Entre todos os benefícios para a saúde, as plantas ainda decoram os espaços, deixando-os bonitos e elegantes, trazendo um pouco de vida, para alegrar os ambientes. Para quem tem espaços grandes, abuse de um painel vertical verde, folhas grandes e imponentes. Em ambientes pequenos, como apartamentos use plantas que permitem ficar mais tempo sem exposição solar, exemplo das plantas Aráceas.



- Mobiliário adequado (Ergonomia): Existem medidas padrões para cada móvel que você tem em casa, mas é importante observar o que se adequa melhor para você. Como por exemplo, uma bancada de cozinha, que tem como medida padrão 90cm, mas para uma pessoa baixa, pode ter uma altura de 85cm, e não tê-los de forma que atenda suas necessidades pode prejudicar sua saúde. Invista em uma cadeira confortável para seu Home Office e regule a altura do seu computador com algum apoio.






A Iluminação artificial também influencia muito em nossa saúde, na concentração e até na nossa qualidade do sono. Uma luz muito branca no quarto pode ocasionar dores de cabeça, pois ofusca a visão, já uma luz muito amarelada em sua cozinha pode ocasionar em acidentes, como cortes com utensílios domésticos. Para trabalhar é recomendado uma luz neutra, com temperatura da lâmpada 300k;




As cores: Sabia que cores são ondas eletromagnéticas? Sim, elas despertam sensações em nós, cada cor possui uma frequência de onda. As cores podem ser grandes aliadas em nosso ambientes, mas podem prejudicar também, mas não tenha medo de ousar. Pinte apenas uma parede ou meia parede, dando destaque a ela.

O vermelho tem um maior comprimento de onda e chega em nossos olhos com velocidade 0,2 segundos, sendo a cor notada muito rapidamente. Vermelho é a cor do dinamismo, da tomada de decisão, possui um efeito estimulante e deve ser usada com cautela. Uma dica é usá-la em adornos como almofadas e objetos decorativos.

O azul é uma cor que produz tranquilidade, harmonia e realização. Causa diferentes efeitos na saúde, como a diminuição da circulação sanguínea e redução da temperatura corporal. Cor associada também a virtudes intelectuais, como: sabedoria, inteligência, controle e concentração. Use, sem excesso,(pois pode trazer sonolência) em quartos e salas e até em Home Office. Podem ser combinadas a outras cores para evitar monotonia, pois a cor também está ligada a sensação de frieza e melancolia.



É aí? Conseguiu ter clareza como tudo que nos rodeia, tem influência direta em como nos comportamos e em como nos sentimos? Pois é, a arquitetura está presente em tudo contribui de forma positiva para nosso bem estar, produtividade e bom funcionamento de todas as tarefas.


Entre em contato, será um prazer transformar em realidade o seu que você precisa para sua casa.





12 visualizações